terça-feira, 3 de agosto de 2010

Amigos: Poder da Palavra e de um simples olhar.

Objetivo: Valorizar nossos amigos, mostrar que através da palavra e do olhar, podemos exaltar ou magoar alguém!

Oração inicial: O rosário passa em cada um, como um abraço carinhoso da mãe.

Momento de reflexão sobre o valor da amizade.Lembranças com amigos, pedidos de perdão...
Dinâmica: Rótulo
Material necessário: Etiquetas adesivas e um pincel atômico.
Desenvolvimento: Divida a sala em vários grupos(5 a 6 pessoas), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso,etc. Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.
Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos o valor ao que elas realmente são. Jesus  nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.

                       Texto: Carta a um amigo
 Como já dizia o poeta, amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, mas amigo, amigo mesmo, é aquele que está presente em todas as horas, sejam elas necessárias ou desnecessárias. As horas necessárias são aquelas em que precisamos de apoio, de aconchego, de um ombro para deitar nossas mágoas, de afeto, de um aperto de mão...
As horas necessárias são aquelas em que precisamos ouvir alguém nos dizer não, com amizade, com respeito; São aquelas horas em que diante nossas lágrimas encontramos um abraço despretencioso efetuoso, mãos que seguram forte a nossa, perto ou longe a nos dizer: ESTOU AQUI!
São horas em que nosso chão se abre, mas do nada, escutamos um trim, um dim dom e lá está ele , pronto para nos ouvir, para nos ajudar. Para amigos a gente não pede nada, ele simplesmente se doa, se dá...
Qdo não houver saída, quando não houver mais solução, ainda há de haver carinho, ainda há de haver coração.
Sempre há esperança quando temos um amigo. É muito bom sabermos que Deus nos permitiu escolher cada um deles. Eles me escolheram e eu os escolhi.
Existem também as horas desnecessárias e porque não dizer supérfluas, mas isso não está certo... Todas as horas são necessárias, fazem parte de nossa vida, da natureza, de cada um de nós...
Essas horas são as que discordamos de algo: Ah! que achamos o namorado de nosso amigo feio, sem graça...
Quando brigamos por causa do time de futebol ou porque o azul é mais bonito que o amarelo. Caramba! eu quis ser advogado, não médico! Para de se meter na minha vida!
Não quero pop, quero rock!
Não quero assistir esse programa, mas a casa é sua néh?!
Você é um chato sabia?
Enche minha pobre paciência com suas inseguranças... Acorda pra vida!
Mas... hei, preciso de sua ajuda, você pode me ouvir?
Desculpa se te chamei de chato... Você não é chato, eu é que sou intolerante... Vamos conversar?
Veja que foto legal, éramos mais elegantes... Éramos muito loucos!
Hei amigo, vamos orar juntos?
Amigo, adoro você!
Sem você, nada sou... sem você meus dias são tão menores...
Amigo, te agradeço por todas as horas, por todos os minutos, por todas as brincadeiras, por todas as broncas, por todos os momentos que passamos juntos e até mesmo aqueles virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário